Artes plásticas em camisetas ursinas











Camisetas relacionadas ao mundo bear significam a mesma coisa quando um nerd reverencia uma linha de vestuário baseada em Star Wars e afins.
É mais do que um simples pedaço de pano pra vestir, é uma obra de arte!

Obra de arte: Esse é o termo que define exatamente o que um rapaz chamado Flavio, um paranaense de 25 anos que mora em São Paulo, faz ao pintar camisetas com desenhos ursinos.
Troquei uma ideia com o cara pelo MSN pra saber mais sobre o projeto Hot Box t shirts. Nome da grife das tais camisetas que são usadas como telas para receber seus desenhos.

Aí vai uma breve entrevista com o artista plástico:

WB: Por que o nome Hot Box?

Flavio: As ideias fervilham na minha caixa (cabeça). Por isso o nome da marca Hot Box t shirts.


WB: Que diabos deu em você pra pintar camisetas?

Flavio: Já faço camisetas há um tempo, mas parei e comecei a pintar telas. Percebi que uma camiseta não leva uma simples estampa e sim uma arte, saca? Todo mundo gosta de ter uma peça diferente no armário. Então resolvi, ao invés de uma tela usar a camiseta como forma de trabalhar com as tintas.
Para mim não é uma simples estampa, é uma forma de usar arte na hora de se vestir. Lógico que uma estampa segue um certo padrão, mas minhas telas são bem nesse estilo. Resolvi unir os dois pontos: camiseta mais arte.


WB: De onde veio a inspiração pra desenhar ursos?

Flavio: Eu criava os desenhos, mas fazia a estampa com transfer que é uma qualidade baixa. Desbota muito facilmente e não tinha motivos bears. Na época nem conhecia esse universo de urso. Depois de conhecer esse meio, percebi que tem uma certa carência de produtos voltados a esse público e resolvi fazer algumas de minhas estampas destinadas a eles. É uma área bem bacana, dá para criar muita coisa legal.


WB: Está claro que o jovem artista plástico é chegado num urso, né? Mas aviso aos solteiros que Flavio já tem seu ursão. Até perguntei se ele já desenhou inspirado no seu love:

Flavio: Ainda não, mas eu pretendo criar vários tipos de estampas. Não só para ursos, mas sempre terei novidades para eles. Tanto é que quase todas que desenhei são para esse público.


WB: Como é feita a produção das camisetas?

Flavio: Faço o esboço do desenho, passo para o computador, vetorizo a imagem, coloco cor e disponibilizo na internet (Facebook). Assim que o cliente faz o pedido, eu pinto com tinta acrílica de tecido e envio a camiseta.


WB: Além das estampas que você cria, você também produz de acordo com qualquer desenho que o cliente pedir? Por exemplo: Quero a estampa de um um urso moreno todo tatuado. Você faz?

Flavio: Faço, sim. Como a pintura é manual, dá para transformar qualquer desenho em estampa.


WB: Quanto custa uma camiseta?

Flavio: No meu ponto de vista, por ser um trabalho todo manual e serem estampas um tanto exclusivas, pois vou procurar não repetir mais do que cinco camisetas por estampa, em média 50 reais por camiseta.


WB: Só 50 dilmas?! Não é barato demais para uma peça tão exclusiva?

Flavio: Já pensei em cobrar mais, mas acho que as pessoas vão entender como um simples artesanato e preferem gastar muito mais por uma camiseta na loja.


WB: Como rola a transação da grana?

Flavio: Como não tenho empresa aberta, eu passo o número da minha conta para o cliente, pego o endereço do mesmo, assim que o dinheiro cair na minha conta eu faço a camiseta e envio pelo correio, mas estou estudando outras possibilidades.
Se o cliente for de São Paulo, eu posso entregar pessoalmente. Mas acho melhor pelo correio.
Sei que algumas pessoas podem ficar com o pé atrás, mas eu me garanto e se tenho o compromisso com a pessoa, a camiseta vai estar não mão dela. Não quero dinheiro de ninguém, quero trabalhar por ele.

Assine o feed do WooFBrasiL ou receba os posts por e-mail

0 comentários :