Os ursos portugas mostram suas garras











No começo do ano, época em que esse blog foi lançado, me veio a ideia de criar um podcast sobre cultura ursina e comecei a caçar ursos gringos pra participar, já que para o primeiro episódio pensei em algo que tivesse relação com os ursos daqui e os ursos lá de fora.

Um dia, ocasionalmente, surgiu um urso português num desses chats que a gente adiciona no MSN. Apresentei o WOOF Brazil, falei sobre o podcast, ele topou participar, porém nunca mais vi a alma desse moço simpático. Conversamos apenas uma vez, mas foi o suficiente pra conhecer a cena bear portuguesa.

Ele me mostrou um link, que eu esqueci de salvar, sobre uma notícia que debochava dos ursos portugas. A matéria focava a inauguração de um bar bear em Lisboa. Não lembro exatamente o motivo do deboche, mas acredito que tem a ver com preconceito, homofobia... Esse blá blá blá que a gente sempre assiste.

Semana passada achei 5 imagens escaneadas sobre uma matéria, feita por uma revista portuguesa chamada "Revista Única", que mostra (com louvor) os ursos de Portugal. Foram apresentados os pubs e os bares exclusivos para os lusos peludos, além de uma breve explicação sobre as cores da bandeira bear.

Destaco alguns trechos:

"Espanha é mesmo considerada a Meca dos ursos europeus."

"Não sentem especial simpatia por homossexuais excessivamente efeminados, cujo comportamento, consideram, agrava o preconceito."

"reuniões para almoçaradas e jantaradas, os jogos e competições organizados para reforçar os laços efetivos do grupo." (Sinto falta disso aqui no Brasil. O nosso movimento se resume, apenas, em baladas)

"A definição de quem é ou não urso é controversa. Na comunidade há quem defenda que depende da imagem, mas há quem afirme bastar a atitude. Determinante é que os ursos colocam em causa, simultaneamente, os conceitos de masculino e de homossexual, conjugando a masculinidade como elemento fundador e o desejo de ter relaçãoes sexuais com outro homem."

Clique nas imagens para ampliá-las:





Assine o feed do WooFBrasiL ou receba os posts por e-mail

0 comentários :