Quais são as diferenças entre Bear e Chubby? | WooF What #5


Um leitor do blog deixou o seguinte comentário no post "Gordo sim! E com muito orgulho!":

"Eu não entendi a diferença entre Urso e Chubby. Segundo o texto, Urso é o cara gordo e Chubby é o obeso, então Ursos não são obesos? Esclarece pra gente, por favor."

Caro leitor, ursos não são obesos. 

Eu sei que sempre vai aparecer uma alma pra criticar, dizendo que não precisamos dessa segregação toda. Isso é pensamento influenciado pela cultura brasileira, pois somos uma etnia miscigenada, uma mistura de tudo quanto é raça, tribo e nação. O Brasil é praticamente um Esquenta da Regina Casé: tudo junto e misturado.

Mas o ser humano tem a necessidade de se socializar. Por isso ele precisa pertencer a um nicho onde ele é aceito e tenha orgulho da sua identidade. Essa característica cai como luva para classificar quem é Chubby e quem é Bear.

A verdade é que se vivêssemos num mundo perfeito, qualquer cara gordo seria classificado como urso independente de quantos dígitos são o peso dele. Porém quando a cultura ursina iniciou, acontecia uma discriminação dentro da própria comunidade. Os gordos peludões nível Tony Ramos afirmavam que os obesos nível Jô Soares (se bem que ele agora está mais magro, né?) não são ursos. Isso ocorreu em meados dos anos 70 e 80. Bem antes de existir gueto bear no Brasil.

O movimento ursino já é uma contracultura ao cenário gay, então, a partir deste preconceito interno, alimentou-se uma contracultura aos ursos. Seria uma contracultura da contracultura. (risos) O que os obesos fizeram? Criaram a comunidade dos Chubbies, também conhecida como "Girth and Mirth". Algo que no português seria (na tradução livre) "Cintura Alegre" ou (de maneira mais coerente) "Gordo Feliz".

Há grupos "Girth and Mirth" espalhados por várias cidades americanas. É só você dar uma googada para conhecê-los. De acordo com a Wikipédia, o primeiro G&M foi criado em São Francisco, em 1976. Então perceba como o fenômeno Bear VS Chubby é antigo.

Um Urso com um Chubby. <3

Depois dessa aula de história, vamos ao que interessa! Quem é Bear e quem é Chubby?

Urso a.k.a. Bear ~~> É aquele homem gordo que possui volume médio ou grande de gordura. Tem que ter pelugem (pode ser pouca, média ou muita).

Obeso a.k.a. Chubby ~~> É aquele homem com sobrepeso excessivo. Obeso mesmo. O chubby é uma espécie onde a pelugem pode ser facultativa.

Chamar um obeso de chubby ao invés de bear não é subestimá-lo. Cada um tem seu grupo e seus admiradores. Torço muito para que surja um "Girth and Mirth Brasil" forte, bem organizado e estruturado para amenizar essa discriminação com os obesos. Eles também sentem tesão e existe uma galera que se excita com eles. Todos devemos assumir a nossa identidade.

Se você faz parte ou se identifica com a comunidade Chubby, um bom início é criar seu perfil nos sites de redes sociais específicas para essa galera. Temos o Chasabl, o BiggerCity e o Grommr. Futuramente farei um review deles para a coluna Social Media Bear.

Espero que eu tenha respondido o leitor e tirado dúvidas de muita gente. =)

Assine o feed do WooFBrasiL ou receba os posts por e-mail

8 comentários :

  1. Sinceramente nos sites citados pra chubbys, tanto o grommr quanto o biggercity, do qual sou usuário a mais de um ano de ambos, não passam de enganação, existe sim um pessoal que curte um cara mais gordo, mas a maioria que ta cadastrada lá ta somente a procura de muscle bears, no grommr isso é gritante a ponto de algumas funcionalidades do site fazer sentido (como registro de peso, por exemplo). Uma pena que os discriminados discriminem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imaginei que isso acontecesse, mas não faz sentido pois existem redes sociais específicas pra muscle bears.

      O seu relato me fez pensar na seguinte hipótese: será que os chubbies procuram muscle bears como algo aspiracional? Ou seja: será que esses caras obesos querem ser fortões musculosos e, como não conseguem, preferem se relacionar com muscle bears?

      Excluir
    2. Eu acredito que existe sim uma questão de desejar (ui) o corpo do outro como seu próprio Beto. Mas o problema desses sites são as outras espécies que entram só pra dar em cima de muscle bears, caso algum chubby dê em cima deles são desprezados como se tivessem lepra.

      Eu sinceramente gostaria que os sites que apoiam girth and mirth realmente funcionassem como tal.

      Excluir
  2. Ótima postagem, nunca sabia como me classificar...rs Talvez sua hipótese esteja correta em partes, porém o que vêm acontecendo é chubby procurarem por outros chubby cade vez mais (chub 4 chub)... Talvez acho essa uma escapatória para alguns, já que, como já abordado, é complicado achar quem curta e assuma xD

    Abraços.

    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que interessante, Victor.

      Eu realmente achava que a maioria dos obesos rejeita outros obesos. Se está acontecendo o fenômeno chub 4 chub, então estamos seguindo o que acontece no restante do mundo que é a segregação de espécies. É ruim? É sim, mas só assim para comunidade "viver em paz".

      Excluir
    2. Eu não acho que os chubby4chubby só busquem esse tipo de relacionamento porque não achem outros que curtam. Bem, pelo menos comigo não é assim, eu sou chubby mas curto chubby, não pelo motivo citado, mas porque realmente tenho interesse por eles. Claro, podem existir aqueles que sigam a linha do que você falou, mas pelo que vejo nos sites do gênero, existe ou começou a existir mais caras nessa nova denominação.

      Excluir
  3. Muito bom o texto, parabéns!
    Nunca soube que existia a subcultura só dos Chubbys, sempre falei que gostava de ursos e que fazia parte da comunidade ursina mas sempre gostei dos Chubbys (que eu achava que era da mesma cultura só achava que era como dava nome aos cara muito mais gordos). Mas agora que eu sei que o Chubbys são de outra subcultura e não da cultura bear, fiquei triste pois não é uma cultura tão forte as do Chubbys, mas algo que eu vejo na cultura bear aqui no Brasil é uma aceitação dos Chubbys nas baladas bears, eu curto os dois tanto bears como os Chubbys (mas preferencia a Chubbys) e acho legal que tem essa divisão fiquei interessado para saber mais da subcultura Girth and Mirth.

    ResponderExcluir
  4. É muito complicada essa questão de classificação (Bear/Chubby)... por gostar de caras gordinhos e peludos, me identifico mais com os Bear. Mas mesmo eles tem uma certa "rejeição" pelos mais gordinhos, e isso me confunde muito rsrs. E alguns apps são bem confusos mesmo.

    ResponderExcluir