Como ter a barba cheia | WooF What #8


Um tempo atrás Dudu escreveu um excelente post aqui no blog sobre como ''criar'' sua própria barba. O texto rende até hoje muitas visitas de gente que busca no Google por como fazer a barba crescer cheia. É para essa galera que dedico um novo post para compartilhar a experiência que tive, ao deixar de ter alguns fiapos no rosto e me orgulhar da barba que hoje possuo.

A barba não é medida em comprimento e, sim, em meses.


Li essa frase, que é a mais pura verdade, em algum blog gringo e que sempre falo pra quem se lamenta por não conseguir ter barba cheia. Paciência, paciência e muita paciência! Sem ela é impossível realizar o projeto Barba Lumberjack. Vale lembrar que o fator genético influencia no volume da sua barba e também estou ciente que você já sabe disso, porém há recursos e mudanças na maneira como você cuida da sua barba que ajudam na melhor distribuição dos pelos faciais.

O início de tudo é a fase do descuido. Deixe sua barba crescer por semanas ou meses. Só raspe a região do pescoço. Não importa se os pelos vão ficar desgrenhados, despenteados e sem crescimento uniforme. Você vai passar um tempo com barba de mendigo. Se bem que hoje é hype ter barba rebelde, mas só vai depender se o seu chefe curtir isso. Acompanhe até onde sua barba é capaz de chegar. Nesse período são mais evidentes as regiões que nascem poucos pelos ou nenhum.

A barba vai coçar bastante. O que é natural, pois os fios são grossos e, como raspamos com frequência, as pontas dos pelos podem ser comparadas com pequenos canivetes. Os fios em fase de crescimento criam o formato de um cabo de guarda-chuva, mas enquanto acontece o processo de cada pelo tomar esta forma, as pontas ainda estarão em contato com a pele provocando a coceira. Após alguns meses, com a barba já bem crescida, você não sentirá mais vontade de coçar. Uma dica para amenizar a coceira é lavar a barba todos os dias com shampoo e condicionador, para que os pelos não fiquem muito ásperos.

Barbudo também vai ao Barbeiro.


Engana-se quem pensa que não precisa ir ao barbeiro para deixar a barba crescer! O homem da navalha é a peça chave que deixará a barba uniforme! Depois que a sua barba passar longos meses fazendo cosplay de morador de rua, a próxima etapa é alinhar o volume com um profissional que aparará os fios levemente com tesoura. Será normal perceber que na primeira aparada a barba vai perder um pouco do volume, porém isso é necessário para que ela tome formato igual em ambos os lados das bochechas e no queixo. O barbeiro fará algo parecido com isso:


Aconselho aparar uma vez por mês SEMPRE no barbeiro e com TESOURA. Não tente aparar sozinho, pois não dá pra ter uma visão exata do tamanho da barba e da noção se está aparado igual em ambos os lados. Um barbeiro sabe melhor que a gente realizar tal proeza.

Criou volume bacana? Então modele!


Mesmo com tesoura, a barba não fica 100% uniforme. Só com máquina dá pra fazer isso. Mas se enfiarmos uma máquina na barba que levou meses pra ficar grande, o risco de fazer merda é alto. Até porque os níveis de corte da máquina ultrapassam os limites discretos que a tesoura consegue aparar, que é o resultado que queremos obter. Como eu disse anteriormente, os fios da barba fazem nas pontas uma ondulação como se fossem cabos de guarda-chuva. Esse leve "cacheado" promove uma sensação de que a barba ainda está um pouco desgrenhada, mas que só dá pra perceber se olhar bem de perto.

Alguns caras passam na barba as famosas ceras para modelar cabelo, para tirar essa impressão de desarrumada. Só que essas ceras deixam a barba grudenta e oleosa. Se é pra modelar direito, então recorra a um item exclusivo para barbas. Aqui no Brasil não conheço nenhuma marca, mas lá fora há várias! A mais conhecida é a Beard Balm, dona de um produto que cuida do rosto e dos fios da barba ao mesmo tempo. Segundo o site deles, o Beard Balm é feito artesanalmente e capaz de crescer mais pelos. #FicaDica pra quem tá louco pra deixar a cara mais peluda. =P

Só me restam fiapos no rosto. Será que tenho solução?
Logo no início do post eu falei que a genética influencia no volume da barba, mas o que os desprovidos de pelugem - tanto na face quanto no corpo - estão fazendo é usar um remédio pra calvície chamado Minoxidil. 2% é o nível de concentração mais vendido no mercado, mas, lógico, quanto maior a concentração mais caro é o produto. Nas farmácias só aceitam a venda por intermédio de receita médica, porém há lojas de manipulação que comercializam o Minoxidil sem receita. Isso vai depender da cidade que você mora. O resultado aparece em diferentes períodos para cada pessoa.

Há relatos que o Minoxidil aumentou o crescimento dos pelos faciais entre 6 meses a 1 ano de uso contínuo do produto. Se em nenhuma das etapas anteriores sua barba ficou cheia, o Minoxidil pode ser a última solução. Mas cuidado! Pois ele é um remédio e o uso exagerado pode acarretar em consequências graves para a sua saúde. Se você decidir em adquiri-lo, faça um teste por 3 dias pra saber se você tem alguma alergia. Mas, na boa, antes de comprar consulte um dermatologista porque apenas um profissional capacitado pode te orientar melhor.

Depois de alguns meses quero ver fotos da sua barba cheia. Espero ter te ajudado. =)


Assine o feed do WooFBrasiL ou receba os posts por e-mail

5 comentários :

  1. No Brasil tem os produtos vendidos pela Sobrebarba, no sobrebarba.com.br

    ResponderExcluir
  2. Queria ter barba. Mas não tenho nem "idade" nem pelo no rosto para isso. T-T

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Estou fazendo uma remodelagem, pois quando eu chegar aos 20 anos me tornar um Muscle Bear.
    Já sou peludo, porém minha "barba" é falha em vários pontos e vou usar o minoxidil para corrigir.

    ResponderExcluir
  5. Fodz que em minha cidade não temos barbeiros de qualidade, e eu fica na arrisca de ajeitar minha barbaria!!!

    ResponderExcluir